História

Uma pequena vila no Alto Alentejo onde nasce uma adega que chega ao resto do Mundo.

Fundada em 2004, a empresa Terras de Alter resultou de uma parceria entre duas empresas com enorme tradição agrícola na Região – a Sociedade Agrícola das Antas e a Sociedade Agrícola do Monte Barrão – e a experiência e mestria do enólogo Peter Bright.

Quatro anos mais tarde, com o objectivo de se autonomizar relativamente aos processos produtivos, a empresa apostou na construção de uma adega própria na zona industrial da Vila de Fronteira, com um significativo investimento em equipamentos topo de gama, posicionando-se como um forte player na produção de vinhos de qualidade na Região do Alentejo.

Desde logo reconhecida como referência no panorama nacional, Terras de Alter distribuiu as suas insígnias pelos principais restaurantes e garrafeiras de Norte a Sul do país, assumindo-se como embaixadora dos vinhos do Alentejo no offtrade português. Com a notoriedade a crescer significativamente a nível internacional, a marca foi cimentando a sua presença em vários mercados externos, assumindo uma clara orientação para a exportação.

Já com um percurso de quase duas décadas, Terras de Alter é adquirida em 2021 pela Ímpar, S.A., assinalando-se a entrada de novos investidores estrangeiros e um reforço da ambição em chegar mais além: o projecto dotou-se de maior autonomia financeira e consequente capacidade de crescimento, fortalecendo a aposta em vinhos de qualidade superior, representantes de um importante valor acrescentado para a Região.

Mantendo sempre a qualidade como chancela, os vinhos da Ímpar, S.A. resultam da dedicação de quase 20 anos do enólogo Peter Bright a um projecto que vai evoluindo. Apesar da garantia de fornecimento de uvas estar estabilizada no longo prazo, mantendo as relações de confiança com contratos de compra de uva junto dos viticultores locais, a Ímpar, S.A. tem como objectivo a aquisição de vinhas próprias num futuro próximo.

Ao mesmo tempo, o reforço de uma equipa profundamente conhecedora do sector e do terroir, é o ingrediente principal para o sucesso do novo projecto de vinhos da Ímpar, S.A., que reúne a história, o know how e condições de excepção para afirmar o Alto Alentejo como território de grandes vinhos.